fbpx

Artesanato com retalhos: ideias incríveis para aproveitar as sobras de tecidos

Artesanato com retalhos: ideias incríveis para aproveitar as sobras de tecidos

E veja como decorar as sua casa e dar um up no seu look!

Depois de confeccionar algumas peças, sobram duas coisas, os tecidos e uma grande dúvida: o que fazer com eles! .  Por isso, se você é costureira, artesã ou apenas gosta de aventurar-se no mundo das linhas e agulhas, para lidar de forma criativa com que restou, confira dicas de artesanato com retalhos, prontas para inspirar você!

Artesanato com retalhos: Saiba quais são as melhores opções!

As peças produzidas com retalhos são conhecidas pela sua versatilidade, uma vez que as opções de confecção vão desde tapetes até utensílios para cozinha, acessórios de moda, patchwork , revestimentos, entre outras, que você  verá a seguir!

Potes para cozinha

Se a sua cozinha está pedindo um toque a mais na decoração, uma ótima opção é utilizar os retalhos para o revestimento de postes de conserva ou porta garfos.  Aposte, também, em estampas florais ou xadrez e traga aquele ar mais campestre para a sua casa.

Tapetes com retalhos

Bem comuns no artesanato nordestino e mineiro, para os tapetes com retalhos, o ideal mesmo é apostar na malha elástica.  Isso porque, devido a sua textura a sujeira acaba não grudando com tanta facilidade, ajudando você na hora da limpeza.

Tulipas

Já pensou em ter um jardim com tulipas dentro de casa? Saiba que com essa dica isso é possível! Trazendo um ar delicado para ambientes como sala, conzinha e quartos, os arranjos feitos com pano ficam perfeitos tanto em vasos quadrado como os arredondados.

Outro detalhe legal é que esse acessório pode ser utilizado como lembrancinhas para festas de aniversário, chá de bebês e de cozinha ou, até mesmo, casamentos.

Almofadas com patchwork

Se você gosta de uma sala mais colorida e cheia de vida, a dica é só uma: aposte no patchwork. Utilizando os retalhos de vários tecidos, uma ótima opção é misturar todos eles e confeccionar belas capas de almofadas.

Bolsas

As bolsas são consideradas um dos acessórios mais importantes dentro do guarda-roupa feminino. Logo, como cada ocasião pede um estilo diferente, para os passeios no parque, um dia de sol na praia ou até na faculdade, você juntar alguns retalhos e confeccionar esse belo acessório. Vale lembrar que a confecção dessa bolsa pede um forro que deverá servir como base para os retalhos.

 Bichinhos e bonecas com retalhos

Para as crianças, uma opção que pode entrar tanto na brincadeira como na decoração do quarto são os bichinhos e bonecas feitos com retalhos.  Esse tipo de confecção, que era muito realizada na época de nossos avós, acaba sendo um estímulo para que os pequenos saiam um pouco da frente do computador, e voltem a usar a imaginação na hora de brincar.

Jogo americano

Olha o patchwork  de novo!

Ao utilizar essa técnica, o jogo americano ganha um ar mais causal, tornando-se, assim, uma ótima saída para aqueles almoços de família, nos quais a simplicidade é a palavra-chave.  Além disso, outro ponto interessante é cor. Isso porque, você poderá utilizar tantos os retalhos com cores contrastadas, como aqueles com uma única cor e várias tonalidades.

E aí? O que você achou dessas dicas? Vai apostar em alguma?

Bom, saiba que todas elas são ótimas opções, seja para a decoração da sua casa ou para ter uma grana extra!

Sem comentários

Deixe uma resposta