Dicas fáceis para costureiras: saiba como iniciar no mundo da costura

Dicas fáceis para costureiras: saiba como iniciar no mundo da costura

Confira 06 dicas essenciais antes de montar o seu ateliê.

Entregar o que o cliente quer comprar e não o que a loja quer vender, é o motivo que torna as costureiras tão requisitadas, quando o assunto é exclusividade. Com isso, a busca por modelos feitos sobre medida atende a necessidade de consumidores que, hoje, são cada vez mais críticos.

E para quem ainda está iniciando no mundo da costura, separamos neste artigo 06 dicas fáceis para costureiras: prontas para ajudar no seu pontapé inicial!

06 dicas fáceis para costureiras: veja  como começar!

Se a sua criatividade e habilidade motora provaram que o seu lugar é dentro de um ateliê, é hora de saber como ingressar nesse mercado de estilo e exclusividade.

E para acabar com as suas dúvidas, basta conferir as 06 dicas que separamos logo abaixo:

1. Saiba qual será o seu equipamento

A qualidade de qualquer trabalho não depende somente dos seus conhecimentos ou experiência na área. Isso porque, ter um bom equipamento é outro ponto importante, que influencia diretamente no resultado final.   E, para você, que pretende entrar no mundo costura, existem alguns utensílios que serão de extrema importância durante as suas confecções. Sendo eles:

Máquina de costura, base para corte, fita métrica, carretilha, marcador de tecido, passador de linha, dedal, descosturador, agulhas, alfinetes, alfineteiro, vira fita.

2. Diferença entre as máquinas

No mercado há dois tipos máquinas de costura, as mecânicas e as eletrônicas. Ambas são movidas a energia e utilizam os pezinhos para o controle da velocidade.  Contudo, a grande diferença é que enquanto na mecânica os tamanhos dos pontos são alterados a mão, na eletrônica essa alteração é feita pelo próprio painel eletrônico.

Além disso, as mecânicas são mais utilizadas para costuras mais pesadas e suportam uma produção menor. Já as eletrônicas são usadas para costuras mais leves e aguentam uma quantidade maior de confecções.

3. Faça um curso de capacitação

É fato que a sede por conhecimento e uma das principais características para ser um bom profissional.  E se você descobriu que o seu talento está na costura, para aprimorar as suas habilidades, invista em uma especialização!

Hoje, as opções de curso são várias, e uma que se destaca é a formação oferecida pela instituição de ensino Senac.

Isso porque, no Curso de Modelagem e Costura para Iniciantes você irá aprender as funções básicas conferidas por esse ofício, como modelar e montar peças, manuseio dos equipamentos, acabamento, entre outras.

Vale lembrar, também, que o curso conta uma carga horária de apenas 84 horas, tendo como pré-requisito a idade mínima de 16 e ensino fundamental completo.

4. Utilize as redes sociais

Atualmente, o Facebook e o Instagram são as melhores ferramentas para divulgar qualquer negócio.  Dando a chance de atingir uma grande quantidade de pessoas, com um custo relativamente baixo, por meio das publicações patrocinadas, você poderá divulgar o seu trabalho e entender os seus clientes com mais assertividade.  Por isso, pesquise por vídeos tutoriais que ajudem a utilizar as ferramentas do Facebook Ads e Instagram Ads.

5. Tenha um ateliê

Um espaço organizado, além de garantir o bom desempenho das suas atividades, influencia, também, na forma como o seu cliente enxerga o seu trabalho. Por isso, reservar um cantinho na sua casa será essencial para colocar em prática a sua criatividade.

Nessa tarefa, no que diz respeito à decoração, você estará livre para soltar a imaginação. Porém, é importante lembrar que esse espaço deverá ser funcional. Logo, apostar em uma boa iluminação, gavetas e estantes, que deixem o seu dia a dia mais prático são detalhes que fazem toda a diferença!

6. Acompanhe canais no YouTube

Quer aprender a precificar o seu trabalho?  Saber quais são as melhores lojas de equipamento? Ficar por dentro das últimas tendências e dicas de molde?

Bom, se resposta foi sim, saiba que existem alguns canais prontos para deixá-la (o) mais íntima (o) das agulhas, botões, medidas e tudo que você saber, antes de montar o seu ateliê.

Por isso, dê aquele up nos habilidades e inscreva-se nos canais abaixo:

Gostou das nossas dicas fáceis para costureiras?  Para ficar por dentro demais posts como este é só acompanhar este blog!

Sem comentários

Deixe uma resposta