fbpx

Como cuidar dos seus vestidos de festa

Como cuidar dos seus vestidos de festa

Encontrar o vestido ideal para aquela festa pode ser uma tarefa difícil. Porém, outras etapas deste processo que antecede o evento, também se tornam desafios. Uma delas é o cuidado para manter a malha escolhida do jeito que lhe encantou. Sobre isso, apresentamos dicas importantes, pois lidar com cada tipo de tecido fino exige medidas específicas.

Renda

A malha aberta, delicada e detalhada pode, caso falte cuidados, levar a um rápido desgaste. O ideal para limpar uma peça de renda é a lavagem à mão. De preferência, utilize sabão de coco, esfregando com delicadeza, sempre depois de molhar bastante o tecido. A secagem precisa acontecer na sombra e nunca torça o vestido.

Outra precaução necessária é ao passar a renda. Proteja o tecido do contato direto com o ferro quente, colocando outra malha por cima. Utilizar o vapor do banheiro após o uso de água quente para desamassar a peça é uma dica interessante. Por fim, busque guardá-lo sempre pendurado do lado avesso e pelas tiras, com um cabide que não marque ou deforme a estrutura da peça. Caso a única opção seja a gaveta, embale-o em uma malha fina, como a musseline.

Seda

Um dos tecidos descobertos há mais tempo no Planeta, a seda apresenta características marcantes, assim como algumas necessidades para manter sua qualidade. A lavagem, por exemplo, precisa ser manual, com detergente neutro, sem esfregar ou torcer. Se necessário passar, faça isso com a peça úmida, virada ao avesso. Em alguns ferros, há a opção para tecidos de seda, em menor aquecimento.

Manter a seda em ambiente fresco, longe do Sol e demais locais de exposição excessiva ao calor, é fundamental para manter a qualidade do tecido. Veja se o guarda-roupa está próximo de uma parede onde fique batendo Sol por muito tempo, a fim de evitá-la. Além disso, guarde a peça em capas de algodão ou TNT, que possuem “respiros” naturalmente, evitando o plástico, por exemplo. Por fim, não se esqueça de colocar lascas de cedro ou bolinhas antitraças para afastarem esses bichinhos que se alimentam dessa malha.

Paetê

Elegantes e destaques na noite, os vestidos de paetê precisam de um tratamento atencioso para manter todo o brilho. Sua lavagem – caso não exista uma recomendação da lavagem à seco na etiqueta – pode ser realizada no processo de colocar de molho, em detergente neutro, por 20 minutos. Para secar, retire o excesso de água com uma toalha e, em seguida, coloque na sombra, a fim de complementar o processo.

Para passar uma peça de paetê, é preciso virá-la do avesso e utilizar o ferro em temperatura baixa. Nunca dobre o vestido, pendure-o, também ao avesso, em um cabide e coberto por uma capa de TNT (jamais substitua por uma capa plástica). Isso evita o acumulo de poeira e mofo, além de desbotamento.

Cetim

A beleza, o brilho e a sofisticação de um vestido de cetim vêm acompanhado de sua delicadeza. Mantê-lo em ótima qualidade por mais tempo pede algumas medidas, como a lavagem à mão, com água fria e detergente para tecidos delicados. De início, deixe de molho de três a cinco minutos, para depois esfregar levemente e enxaguar. Nunca opte por torcer o tecido e faça a secagem na sombra e sem a utilização de pregadores, que podem marcar a malha.

Passar o cetim exige cuidado extra. Com o ferro em sua potência mínima e uma toalha protegendo o tecido, realize o processo em um caminho inverso ao brilho da peça. Após a etapa ser concluída, espere a malha esfriar antes de ser colocada no guarda-roupa. Além disso, é fundamental o cetim ficar em um ambiente fresco, evitando tanto locais de grande umidade, como temperaturas altas.

Veludo

Tecido de brilho, conforto e texturas diferenciadas, o veludo é outra malha que demanda cuidados. Aliás, existem muitos tipos de veludo e cada um tem necessidades específicas. Algumas das recomendações gerais são as de evitar a máquina de lavar e água quente, muito menos devem ser esfregados. Por isso, existe o conselho de buscar uma lavanderia para o trabalho, pois exige atenção redobrada.

A secagem precisa acontecer em local fresco, sem contato direto com o Sol. Para guardar o vestido, mais atenção: vire do lado avesso e utilize um cabide que não deixe marcas na malha. Por fim, tratando-se de um tecido que acumula bolinhas, é recomendado escová-lo, sempre com delicadeza.

Agora que você já sabe como cuidar de um tecido fino, é a hora de escolher a malha que lhe encanta. Na A Tropical, em Bauru, você confere todos os tecidos da moda, com muitas opções e qualidade!

Sem comentários

Deixe uma resposta