fbpx

DIY: Transforme seu ambiente com tecidos de decoração

DIY: Transforme seu ambiente com tecidos de decoração

04 opções de estilo para a sua casa!

Quando a missão é trazer novos ares para a casa, toda dica é válida! Os tecidos de decoração, por exemplo, garantem versatilidade e criatividade para os ambientes ou móveis que imploram por uma nova roupagem. Portanto, caso você esteja querendo apostar nessa ideia, vale a pena dar uma olhadinha neste conteúdo.

04 tecidos de decoração que você precisa conhecer

A primeira coisa que você precisa saber sobre os tecidos de decoração, é que a versatilidade será a palavra-chave.  Uma vez que esse material poder ser aplicado em diferentes lugares, como ambientes sociais, cortinas, poltronas, sofás, almofadas  e, até mesmo, em itens como luminárias, quadros ou revestimento de móveis.

Agora, para descobrir qual será a melhor estampa para o seu lar, confira abaixo algumas opções de tecidos de decoração:

1. Caxemira

Dentro da classe de tecidos nobres, a caxemira agrega mais sofisticação para a casa.  A fibra responsável pela sua maciez tem como matéria-prima a lã de cabras originárias do Irã, Mongólia e Tibet. Característica essa que faz o seu preço ser um pouco mais caro. No entanto, o conforto e requinte trazidos por essa opção são pontos que, com certeza, farão o seu investimento valer a pena!

Como aplicar?

A caxemira pode ser aplicada em estofados, almofadas, paredes, assentos e usada como manta para cobrir os sofás, camas e poltronas.

2. Linho

No quesito preço, o linho é uma opção consideravelmente mais em conta do que a anterior. Além disso, as qualidades estéticas e funcionais desse tecido são outros atrativos, representados pela durabilidade, resistência, permeabilidade e sustentabilidade ecológica.

Em outras palavras, ao ter o linho na decoração, saiba que a sua textura será conservada por anos.

Como aplicar?

Se a escolha for o linho, aposte na confecção de forros para sofás, poltronas, almofadas, acabamento de móveis e cortinas.

3. Seda

Se você já é fã da seda no seu look do dia, prepara-se para ser ainda mais, ao ver a personalidade que ela traz para a decoração. Essa fibra natural, produzida pelo bicho da seda, assim como a caxemira, também é considerada um tecido nobre.  Um ponto importante é que por ter uma textura mais delicada, a aplicação em móveis rústicos deve ser evitada.  Em relação aos cuidados, o ideal é que a seda seja lavada a mãos, visto que as máquinas podem danificá-la.

Como aplicar?

Utilize a seda para evidenciar pequenos detalhes, como capas para almofadas, aplicações em quadros e estampa para cabeceira da cama.

4. Jacquard

Muito usado em vestidos, o jacquard é um tecido de origem francesa e que também pode estar presente na decoração do seu lar.  Para os amantes de arabescos e traços mais detalhados, vale a pena considerar essa opção. Já que essas figuras complexas são as principais características desse tecido. Além disso, para diferenciar um tecido estampado do jacquard, basta prestar atenção nos fios, que no caso do jacquard, deverão estar entrelaçados, formando desenhos dos dois lados.

Como aplicar?

Diferente da seda, o jacquard é um tecido mais resistente e bem-vindo em diferentes aplicações, tais como almofadas, capas de sofá, cortinas, revestimento de móveis, pufes, jogos americanos, luminárias, tapetes, entre outras!

O que você achou deste artigo sobre tecidos para decoração? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique pode dentro do nosso blog!

 

Sem comentários

Deixe uma resposta