Máquinas de Costura: como aumentar sua vida útil

Máquinas de Costura: como aumentar sua vida útil

Veja 06 dicas para a sua máquina durar mais!

Na hora de liberar a criatividade e produzir os mais diferentes tipos de peças, as máquinas de costura são as ferramentas que dão forma as suas ideias. Diante disso, além de saber manusear o aparelho corretamente, é importante descobrir também como conservá-lo.  A seguir mostraremos 06 dicas, prontas para aumentar a vida útil desse eletro.

Confira 06 dicas de como conservar a sua máquina de costura

Seja essa ferramenta usada profissionalmente ou apenas como hobby, dicas de como manter o funcionamento de uma máquina de costura são sempre bem-vindas.

E mesmo que esse aparelho eletrônico tenha um tempo de vida útil, com os cuidados certos é possível amenizar os prejuízos causados pelo uso contínuo.

Agora, para saber como fazer isso, basta ficar por dentro das 06 dicas abaixo:

1. Desligue sempre da tomada!

Quer fazer a aliada da sua criatividade durar mais?  Então, desligue sempre a máquina de costura da tomada elétrica. Com isso, além de preservar o bom funcionamento do seu aparelho, haverá também uma economia considerável na conta de luz.

Tá, mas por que desligar a máquina de costura da tomada ajuda a conservá-la?

Assim como todo eletrodoméstico, após algumas horas de uso, a máquina de costura também é sobrecarregada. Logo, para que a concentração de energia não interfira no seu funcionamento, é necessário que o aparelho passe algum tempo sem receber nenhum tipo de carga elétrica.

2. Escolha a lâmpada certa!

Outra questão que envolve energia é a troca da lâmpada, basicamente, para que essa mudança não prejudique a sua máquina, você deverá saber o tipo de nominal aceito pelo aparelho.

Por exemplo, se no manual de instruções consta que máquina suporta apenas lâmpadas de 15 watts, não pense escolher uma de 20 watts, mesmo que essa seja a única da sua casa. Já que ao fazer isso o seu aparelho poderá ser danificado e até vir a queimar, no pior dos casos.

3. Troque sempre as agulhas

Procure trocar as agulhas da máquina sempre que o total de 08 ou 12 horas de trabalho for atingido.  Isso porque, o desgaste acaba danificando a qualidade do ponto. Lembre-se também que no caso das máquinas de costura domésticas a agulha permitida é até número 16. Ou seja, não coloque nenhuma agulha que ultrapasse essa medida.

4. Faça uma limpeza regular!

Cada modelo de máquina de costura conta com uma limpeza diferente, por isso o mais recomendado é consultar o manual de instruções do seu aparelho. Acima de tudo, tenha em mente que mantê-lo limpo é fundamental para aumentar a vida útil de uma máquina de costura.

Em relação à frequência, tudo irá depender do número de vezes que máquina é utilizada, além disso, cada marca recomenda uma quantidade diferente. Sendo assim, o manual de instruções volta a ser necessário nesse caso.

5. Saiba quais áreas necessitam de lubrificação!

Para saber quais áreas da máquina precisam ser lubrificadas, também é necessário recorrer ao manual de instruções, que deverá informar o produto certo para esse procedimento.

6. Descubra quais empresas oferecem serviços de manutenção!

A revisão da máquina deve ser realizada por empresas que fazem reparação e afinação da máquina de costura. No caso de costureiras que trabalham com uma grande demanda, o recomendado é que essa reparação seja feita uma vez ao ano. Agora, para aquelas que estão no mundo da costura apenas por hobby, a solicitação desse serviço pode ser realizada a cada 02 anos.  

E aí? Acha que com essas dicas a sua máquina de costura pode durar mais?  Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Sem comentários

Deixe uma resposta